(des)Controle emocional
Sabe aquela pessoa que quer ter razão sempre, em qualquer situação está sempre tentando impor as suas verdades? Então, olha que ironia, querer ter sempre a razão (objeto de melhor raciocínio) não é sinal de racionalidade, pois, agindo deste modo, está tentando satisfazer o ego, ou seja, está a agir puramente pelo emocional. OHHH, como assim?!?
Todos nós somos tomados por impulsos emocionais o tempo todo, seja por emoções como a alegria, tristeza, raiva, medo, ou até mesmo desejos por comida, objetos, etc., ou em forma de atração por outra pessoa, por exemplo.
Você já deve ter ido com fome ao supermercado (eu já fiz essa besteira) e com certeza percebeu que a conta ficou maior do que o imaginado. Isso acontece pois tendemos a agir de forma não racional quando estamos com fome (passamos a agir como criança, eu quero, eu quero…) e isso nos leva a comprar mais, tomados pelo instinto. Neste caso, para facilitar, é só evitar ir às compras de estômago vazio.
Outro exemplo é uma briga de trânsito, quando algo fora do planejado frustra a expectativa do motorista, por falta de controle emocional ele acaba por agir de acordo com seus instintos primitivos, partindo para discussão e, as vezes, até para agressão física. Acidentes são ruins, porém, estamos sujeitos a eles, uma vez que saímos de casa, portanto, a melhor forma de resolver a questão é, esfriar a cabeça e agir racionalmente, até para evitar agravar a situação.
Ter controle emocional significa ter a capacidade de agir racionalmente, mesmo sob forte impulso emocional. O ideal é identificar todos os gatilhos emocionais (ou pelo menos a maioria) que nos fazem agir de forma que possamos nos arrepender e ficar sempre alertas, evitando situações como o exemplo de ir com fome ao supermercado. Para outras situações do cotidiano, imagine que você é a pessoa responsável pela criança interna, ou seja, se não a educar, poderá responder pelas ações intempestivas dela.
Isso tem potencial para melhorar todas as áreas da sua vida. É simples, mas não é fácil, então… bora treinar…
Obrigado por nos prestigiar com sua visita! Siga-nos para ter acesso a muito mais conteúdo como este.
ASCENDA SUA MENTE, FIQUE SABIDO