Obesidade e Gestação: 3 Verdades
Quando decidimos gerar uma vida, sabemos que nosso estado geral irá influenciar muito o andamento desse lindo processo chamado gravidez.
A obesidade pré-gestacional aumenta significativamente o risco de morte neonatal, além de tornar mais comuns defeitos do tubo neural e outras anomalias, pois, esses defeitos estão relacionados ao pobre controle glicêmico, o que causa maior exposição do feto a níveis de glicose (açúcar), lipídeos (gordura) e aminoácidos (proteína) mais elevados, gerando bebês macrossômicos (acima de 4kg) e com maior risco de doenças pós-natal. Portanto, o acompanhamento profissional é essencial.
As três verdades as quais vamos apresentar, são, na realidade, dicas importantíssimas para as futuras mamães que prezam pela sua saúde e, claro, pelo bem-estar do bebê.
1. Nenhuma gestante deve fazer dieta restritiva.
Se a obesidade é um fator de risco para ambos, uma dieta de emagrecimento, justamente nesse período, também não é indicada. O ideal é atender as necessidades dela e do bebê, o ganho de peso adequado da gestante varia conforme o peso pré-gestacional, portando dietas de emagrecimento trará riscos para a futura mamãe e seu bebê.
2. Alimentos ultraprocessados são prejudiciais (principalmente durante a gestação).
Toda mãe quer contribuir com a saúde do seu filhote, não é mesmo? Então ao escolher alimentos industrializados, ricos em açúcar simples, gordura trans e aditivos artificiais, aumentará o risco de seu filho desenvolver doenças crônicas não transmissíveis como obesidade, diabetes, hipertensão.
3. Toda gestante deve comer para dois e não por dois!
Olha que maravilha, a qualidade do alimento é tão, ou até mais, importante do que a quantidade. Água, alimentos vegetais frescos, de época, carnes magras e bem cozidas, cereais, tubérculos, feijões, leite e derivados pasteurizados e castanhas serão sempre priorizados tanto no pré-gestacional como durante a gestação e amamentação, neste último caso, sempre observe a aceitação do seu bebê, pois alguns podem sofrer com cólicas quando a mãe ingere determinados alimentos.
Seguindo estas dicas, aumentará suas chances de uma gravidez mais tranquila para você e para o bebê, lembrando sempre que, o acompanhamento de profissionais da área é indispensável.
Obrigado por nos prestigiar com sua visita! Siga-nos para ter acesso a muito mais conteúdo como este.
ASCENDA SUA MENTE, EMPREENDA!
Bem-vindo à seção de saúde do Fique Sabido!
Sou a Nutri Amanda dos Santos Félix, especialista em Suplementação e Fitoterápicos. Quer transformar sua saúde? Conte comigo! Aqui você encontra informações precisas e atualizadas para te ajudar a alcançar seus objetivos nutricionais. Boa leitura!🥰