Como Lidar Com O Sentimento De Culpa
Neste post vamos falar em como podemos lidar melhor com um dos sentimentos que mais incomodam e, consequentemente, mais impedem nosso desenvolvimento e evolução; A culpa.
Quando falamos de sentimentos, estamos falando de algo que faz parte de nós. Não consigo nem pensar como seria viver sem experimentá-los. E você, consegue imaginar a vida sem amor, sem felicidade ou, até mesmo, sem os sentimentos desagradáveis como o medo, a tristeza e a culpa? Difícil imaginar né? Isso faz parte de nós.
O que precisamos é aprender a lidar com os sentimentos ruins, pois são os que nos afetam negativamente.
Este tema é muito importante, pois, muitas pessoas têm o péssimo hábito de se sentirem culpadas por tudo o que acontece de ruim ao seu redor. Tenham elas alguma relação com o fato ou não.
Devemos entender que, mesmo tentando sempre fazer o certo, em alguns momentos, seja por uma má perspectiva dos fatos, ou por uma programação mental muito arraigada, acabamos por fazer algo com o qual vamos nos sentir culpados. (Até aí, tudo normal, desde que não envolvam atividades ilícitas ou de mau caratismo, meio óbvio, né gente)
Veja estes exemplos.
“Fui à padaria e, mesmo estando de dieta, não resisti àquela fatia de bolo recheado, comprei e me acabei naquele pedaço de paraíso… Agora, o sentimento de culpa bateu, o que eu faço?”
“Falei algo que não devia a uma pessoa que, definitivamente, não merecia ouvir aquilo… Agora, o sentimento de culpa bateu, o que eu faço?”
“Me comprometi a ir dormir mais cedo a fim de melhorar meus hábitos de sono, alimentação e, consequentemente, melhorar meu rendimento, porém, me vi assistindo séries a altas horas da madrugada… Agora, o sentimento de culpa bateu, o que eu faço?”
Para todos os casos, o primeiro a se fazer é reconhecer que errou, que falhou em alguns dos seus propósitos, ponto.
O segundo passo é procurar entender o que o motivou àquela ação, pois, ao se conhecer, conseguirá evitar novas situações que sirva de gatilho para as atitudes que gostaria de mudar. Em seguida, o ideal é, quando possível, buscar corrigir o mal feito.
Por último, e o mais importante é, não gaste mais tempo do que o necessário para resolver. Quanto mais tempo isso ficar martelando na sua cabeça, mais você vai se sentir pressionado pela culpa. Perceba, decida, resolva.
Com a questão resolvida internamente, foque toda sua energia nas coisas boas, que elevam seus pensamentos e vibrações a sentimentos mais nobres. Demonstre cuidado por si e o universo retribuirá com boas e infinitas possibilidades.
Obrigado por nos prestigiar com sua visita! Siga-nos para ter acesso a muito mais conteúdo como este.
ASCENDA SUA MENTE, FIQUE SABIDO