Sua Dose Complementar Diária Contra A Ansiedade – Parte 2
Na parte 1, publicada no começo desta semana, trouxe 8 dicas super interessantes para quem sofre com a ansiedade. Falei sobre a importância de organizar a rotina, de como é importante aprender a controlar a respiração, inclusive ensinei uma técnica super legal e que ajuda muito nos momentos de ansiedade. Também falei sobre o autoconhecimento, sobre as cobranças que costumamos fazer, as vezes de forma excessiva sobre nós mesmos, também comentei a respeito da importância de se compreender os pensamentos e a necessidade de se livrar dos pensamentos negativos. Ainda falei dos chás e da alimentação. Se sofre com ansiedade e ainda não viu a primeira parte, acesse aqui.
Bora pra segunda parte
1 – Pratique atividade física, mexa esse corpinho
Encontre a sua atividade física preferida e pratique-a, isso aumentará tanto a saúde do seu corpo quanto o seu bem-estar geral. Pode ser caminhada, corrida, natação, academia, em casa ou ao ar livre: o importante é eleger uma atividade que você consiga fazer, ao menos, três vezes na semana.
Os exercícios auxiliam no controle da ansiedade, pois ajudam na liberação da tensão acumulada, proporcionando mais relaxamento e ritmos cardíacos mais brandos no repouso.
2 – Encontre uma atividade prazerosa, um hobby
Nossa mente precisa processar inúmeras informações dos mais variados assuntos todos os dias, e isso cansa. Para contrapor, precisamos ter atividades que nos tragam relaxamento e interesse. Que tal começar pondo um hobby em prática?
Hoje, é possível encontrar e se aprofundar em uma série de hobbies através das redes sociais como YouTube e outros. Ache a sua atividade preferida e dedique-se a ela no seu tempo livre.
3 – Afaste-se, quando possível, de atividades que provocam ansiedade
Algumas atividades são bastante tranquilas de se fazer enquanto outras geram muita ansiedade. Para estes casos, se não for possível evitá-las, podemos encontrar novas maneiras de fazê-las, minimizando seus malefícios à saúde emocional. Comece a prestar atenção em quais atividades contribuem para isso e evite-as ou remodele-as.
4 – Reserve um horário para meditação diariamente
A meditação é excelente no controle da ansiedade. Antes que você ache que é muito difícil para você, tente, pois, muitas pessoas têm uma ideia equivocada do que é meditação.
Ao contrário do que muita gente pensa, meditar não é esvaziar a cabeça, é pensar no presente e em si próprio, em um momento só seu, de relaxamento e controle da respiração.
Além de vídeos explicativos, também é possível encontrar diversos aplicativos com, inclusive, meditação guiada. Os resultados são incríveis!
5 – Se afaste de pessoas negativas
Tão importante quando se aproximar de pessoas otimistas e alegres, é se afastar das negativas, aquelas que sempre enxergam as coisas pelo lado ruim.
Pessoas negativas te puxam para baixo. Não importa o quão bem você esteja, se conviver com pessoas negativas, elas vão influenciar sua energia e, pouco a pouco, sentirá a negatividade batendo em você também. Fique atento!
6 – Cuidado com vícios (álcool, fumo, etc)
Praticamente tudo o que é consumido em excesso e, se sentir forte necessidade em manter esse consumo, podemos dizer que é um vício.
Por mais que possa parecer existir um bem por trás do vício, todo o bem estar sentido é passageiro e tenta suprir uma outra carência, geralmente emocional.
Se necessário, procure ajuda e se permita tornar-se a melhor versão de si.
7 – Pratique o mindfulness
A prática de se concentrar completamente no presente. Em atenção plena, as preocupações com passado e futuro dão lugar a uma consciência avançada do “agora”, que inclui percepção de sentimentos, sensações e ambiente.
Se ‘excesso de passado’ é uma das características da depressão, uma das principais características da ansiedade é ‘pensar demais no futuro’. Para controlar isso, o mindfulness pode te ajudar.
Para praticar, basta realizar certas atividades sentindo o seu corpo, respiração e estado emocional, atento exatamente ao presente. Toda vez que sua mente tentar viajar para o futuro, traga-a de volta através das sensações do presente (percepção do ambiente como calor, vento, ruídos…). É libertador!
8 – Respeite seu sono, sempre
É tão comum ver pessoas que deixam o seu sono em segundo plano, como algo não muito importante. O resultado são dias mais cansativos e ansiosos, em um ciclo que se repete frequentemente.
Além de recuperar as energias, existe a função regulatória biológica do nosso corpo, ou seja, se quer ter saúde física e mental, jamais negligencie seu sono.
Organize suas horas de sono e escolha, se possível, dormir à noite. Deixe seu quarto confortável, de preferência escuro e silencioso para dormir, evitando consumir muitos alimentos ou realizar atividades físicas logo antes de se deitar. Também não assistir televisão e não levar o celular para cama é um excelente hábito.
Com isso, ao longo do tempo, as suas noites de sono vão melhorando e você passa a se sentir mais disposto e preparado para o dia seguinte, evitando aquela constante sensação de cansaço.
Gostou das dicas? Espero que possam te ajudar a ter uma vida mais feliz.
Obrigado por nos prestigiar com sua visita! Siga-nos para ter acesso a muito mais conteúdo como este.
ASCENDA SUA MENTE, FIQUE SABIDO